sexta-feira, 13 de abril de 2007

Ele Fica


E a maior especulação do futebol europeu dos últimos anos chegou ao fim. Cristiano Ronaldo renovou com o Manchester United até 2012 e despejou um balde de água fria nas pretensões de Real Madrid e Barcelona. A notícia domina as manchetes de toda imprensa européia hoje, em especial as da Grã-Bretanha e da Espanha.

Não foi divulgado quanto o melhor Ronaldo do futebol mundial na atualidade embolsará, mas o “Marca” arriscou-se em dizer que serão 8 milhões de libras por ano. É bem provável que ele apareça na frente dos xarás brasileiros na lista dos jogadores mais bem pagos de 2008. Ronaldo, de 22 anos, chegou ao Manchester em agosto de 2003 proveniente do Sporting de Lisboa e custou ao clube do norte da Inglaterra 12 milhões de libras.

O blog espanhol “Bardeportes” apresenta hoje capas recentes dos jornais espanhóis que trouxeram o português como maior destaque. Couberam 10 na página do blog, mas segundo eles não havia como mostrar todas, pois o número é infinito.

Com o fim do sonho de contar com Ronaldo, o foco do Real Madrid agora é outro. Curiosamente, entretanto, trata-se novamente de um português que vive na Inglaterra. É o técnico do Chelsea, José Mourinho, o maior responsável pelo triunfo da equipe azul na última terça na Champions League, para praticamente toda a mídia da Inglaterra. A notícia ilustra as páginas do londrino “The Sun”, que diz ainda que o meio-campista Frank Lampard poderia se mudar com Mourinho para Madri. De acordo com o jornal, Lampard ainda não assinou um novo contrato com o Chelsea.

E se a mais importante competição européia (Champions League) foi dominada pelos ingleses nessa temporada, com a presença de 3 equipes entre os semifinalistas (Manchester, Chelsea e Liverpool), a Copa da Uefa, a “segunda divisão” do continente, foi dominada pelos espanhóis. Sevilha, Osasuna e Espanyol estão nas semifinais. Festejado como o melhor do mundo por quase toda a imprensa esportiva mundial, o campeonato inglês demonstra certa desigualdade entre seus participantes. Enquanto os líderes e tradicionais forças do torneio se destacam no cenário europeu, os times menores fracassam. No próprio campeonato inglês, não se observa nenhuma equipe de menor expressão obtendo sucesso. O Bolton, o melhor entre esses times, encontra-se atualmente 24 pontos atrás do líder Manchester United.

Nenhum comentário: