quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Nada como um dia após o outro




O holandês do Bayern de Munique Marc Van Bommel (ex-jogador do Barcelona), estampa a versão impressa do “Marca” de ontem celebrando seu gol com uma banana aos torcedores do Real. O gol foi o segundo do Bayern na partida de ida pelas oitavas da Champions League que acabou 3 x 2 para o Real Madrid e teve grande significado para a equipe alemã, já que agora se classifica com vitórias por 1x0 ou 2x1, jogando em casa. Mas o que fez o "Marca" mostrar a celebração de Van Bommel na primeira página foi a indignação, pois sob a foto do holandês lia-se as seguintes palavras: “Si el Madrid juega en Munich como en el primer tiempo dejará fuera de Europa al maleducado Van Bommel y a sus compañeros”.
Assisti ao primeiro tempo que acabou 3x1 para os donos da casa e fiquei com a impressão de que a sorte foi a maior responsável para que o Real Madrid conquistasse tal placar. Não sei se o jornal deveria se orgulhar tanto assim dos primeiros 45 minutos do Real.

Enquanto isso a UEFA estuda sancionar Van Bommel pelo gesto do jogo de terça. Roberto Carlos é um dos que engrossa o coro para que a entidade puna o meio-campista holandês.

Ainda sobre o caso, o “Mundo Deportivo” de Barcelona chegou a publicar que Van Bommel teria justificado o gesto em seu amor pelo Barcelona. Van Bommel, entretanto, se desculpou através de um canal de televisão alemão mais tarde e disse que o gesto não foi direcionado às arquibancadas, mas sim a um certo jogador que estava em campo. Ele preferiu no entanto, não revelar quem seria.

Mas ontem veio o segundo dia de partidas das oitavas da Champions League que trouxe consigo a derrota do Barça para o Liverpool. O resultado do jogo foi digerido de forma bem diferente pelas mídias de Madri e Barcelona, deixando bem explícito o bairrismo existente na imprensa esportiva do país. A derrota do Barcelona em casa fez o pessoal de Madri esquecer momentaneamente a situação difícil que atravessam.

A capa do “Marca” de hoje traz Rafa Benítez, o técnico do Liverpool que além de ser espanhol é de Madri, e o jornal afirma orgulhosamente que um representante de Madrid venceu o Barça. Em Barcelona, o “Mundo Deportivo” quase entrega os pontos demonstrando bastante pessimismo em sua versão online: “Casi um adiós”. O jornal critica ainda o excesso de cautela do técnico Rijkaard ao escalar o volante brasileiro Motta e deixar o meia ofensivo espanhol Iniesta no banco. Motta realmente é uma pessoa de sorte. Seu jogo praticamente se restringe a marcação e nem isso ele consegue fazer muito bem. Apesar de tudo figura há anos no elenco do Barcelona.

Desde 2003 o Barça não perdia um duelo europeu no Camp Nou. Ontem estava atrás da 18ª partida de invencibilidade. O “Mundo Deportivo” ainda lembra que o time da Catalunha nunca reverteu um placar de 1x2 fora de casa em torneios da Europa.

Na Inglaterra, grandes jornais como o “The Guardian”, o “The Times” e o sensacionalista “The Sun” deram destaque à vitória do Liverpool e festejaram bastante os autores dos gols, o galês Bellamy e o norueguês Riise. O detalhe é que no início da semana, na concentração da equipe em Portugal antes do confronto de ontem, os dois jogadores entraram em atrito após tomarem todas num evento supostamente de confraternização. Bellamy partiu para cima de Riise com um taco de golfe após os dois discutirem. Não foi por acaso que Bellamy celebrou seu gol simulando uma tacada.

Nenhum comentário: