quarta-feira, 7 de março de 2007

Noite Vermelha na Europa


O Chelsea é de Londres, mas os principais jornais da capital inglesa preferiram dar muito mais destaque ao triunfo do Liverpool sobre o Barcelona que o do Chelsea sobre o Porto. O Confronto entre ingleses e espanhóis reuniu os dois últimos campeões do torneio, mas mais que isso, contou com o Liverpool, a equipe mais vencedora da Inglaterra, tanto em glórias domésticas quanto em européias. A cobertura da imprensa local expressou com nitidez a grandeza da equipe vermelha da terra dos Beatles.

Apesar do Liverpool ostentar cinco títulos da Champions League, o zagueiro Jamie Carragher acredita que foi a maior noite dos “Reds” em um torneio europeu segundo o “The Times”. Para o zagueiro, a equipe ter batido o melhor time da Europa (que segundo ele continua sendo apesar da eliminação) num confronto de duas partidas, foi ainda maior que derrotar o Milan nos pênaltis na final de 2005, após buscarem uma desvantagem de 0 x 3 no tempo regulamentar.

O Liverpool já venceu a liga inglesa 18 vezes, enquanto que o troféu da Champios League ergueram em 5 ocasiões. Atrás deles vem o Manchester United com 15 ligas e 2 Champions. Londres possui atualmente 6 times na primeira divisão do país (Chelsea, Arsenal, Tottenham, West Ham, Fulham e Charlton). Em matéria de títulos, entretanto, todos eles encontram-se a anos luz de distância dos dois que encabeçam o ranking.

Da rodada européia de ontem, o “Olé” preferiu dar mais destaque ao duelo Internazionale 0 x 0 Valencia, que além de sacramentar o avanço dos espanhóis, também teve a presença da cor vermelha, mas infelizmente, foi vermelho de sangue. Além da Inter possuir uma legião de argentinos no elenco, um deles, o zagueiro Nicolas Burdisso, foi a maior vítima da briga que se instalou no gramado após o apito final. Seu nariz foi fraturado por um soco desferido pelo espanhol David Navarro. O “Olé” descreveu com detalhes a confusão em que se envolveu “Nicolino”, inclusive mencionado a nacionalidade de cada um dos participantes da briga. Curiosamente, de todos que tentaram vingar o nariz quebrado de Burdisso (quase todos conterrâneos do zagueiro), apenas o brasileiro Maicon obteve sucesso, acertando, de acordo com o jornal, um golpe de “kung-fu” no espanhol que fugia para o vestiário.

E a Champions League tem hoje o segundo dia dos jogos de volta das oitavas. Amanhã é dia da Copa da Uefa, o segundo torneio europeu em importância. Na Inglaterra, o "Daily Telegraph" destaca o medo do Tottenham, que enfrentará o Sporting Braga de Portugal. Sob o título “Garotos do Brasil oferecem grande ameaça ao Tottenham”, a reportagem menciona a recente desclassificação da equipe de Londres pelo Arsenal na Carling Cup, com grande atuação de Julio Baptista. A equipe portuguesa possui vários brasileiros no elenco e o técnico do Tottenham, Martin Jol, acredita que essa influência brasileira torna ainda mais forte o organizado time do Sporting Braga.

Nenhum comentário: