segunda-feira, 12 de março de 2007

Nivelado por Baixo

E uma declaração do holandês Johan Cruyff pode ter trazido certo conforto para aqueles que costumam dizer que o futebol brasileiro anda nivelado por baixo devido ao constante êxodo dos grandes jogadores para o exterior.

Técnico do Barcelona numa época em que o time foi apelidado de “dream team”, na coluna que possui no jornal “La Vanguardia”, de Barcelona, Cruyff lamentou profundamente o futebol demonstrado tanto pelo Barcelona quanto pelo Real Madrid, no clássico de sábado que acabou 3x3. Chegou até mesmo a fazer uma analogia com o jogo das estrelas da NBA. Um jogo-espetáculo em que se marca muitos pontos, mas que em termos de qualidade coletiva é um caos. Disse ainda que a partida deixou uma sensação amarga de frustração, não obstante terem sido marcados 6 gols e não ter havido um perdedor, e que o Barça jamais encontrará um Real Madrid tão baixo e inconsistente e nem o Real encontrará um Barcelona tão desequilibrado como no 2º tempo do encontro.

E o tal nível baixo apregoado por Cruyff ganhou mais força com os jogos de domingo. O Sevilla, que na semana passado tinha batido o Barça e com uma vitória poderia abrir 2 pontos sobre o rival, perdeu para o fraco Nástic por 1x0, fora de casa. Enquanto isso, o Valencia, time em franca ascensão que poderia colar nos líderes, apenas empatou com Osasuna: 1x1.

Não é demais lembrar que Real e Barça foram eliminados da Champions League no meio da última semana. Dos representantes da Espanha, só o Valencia permanece vivo na competição. Terá a dura tarefa de enfrentar ninguém menos que o Chelsea nas quartas de final.

O Milan perdeu o derby contra a Inter por 1x2, mas Ronaldo marcou contra o ex-time e foi bastante festejado na Itália. Os elogios pelo belo gol marcado vieram de todos os lados. Do proprietário do Milan, Silvio Berlusconi, a rivais como o goleiro Julio César, que sofreu o tento, e de Massimo Moratti, presidente da Inter desde o tempos em que Ronaldo vestia azul e preto. Passados 40 dias de Ronaldo no Milan, o site do clube faz um balanço extremamente positivo do período e menciona uma declaração do técnico Ancelotti segundo a qual Ronaldo estará no esplendor de sua forma física e técnica na próxima temporada.

Após Romário ter anotado 3 vezes ontem contra o Madureira, sua contagem regressiva para o milésimo gol ganhou as páginas do "Olé" de hoje. Aparentemente torcendo pelo brasileiro, os argentinos destacam uma declaração do baixinho em que ele se mostra ansioso para atingir a marca o quanto antes e alertam que falta pouco, muito pouco.

E como os ingleses são chegados em rumores, os jornais sensacionalistas de lá já especulam sobre as transferências para o final da atual temporada. O “Daily Mirror” afirma que o jovem brasileiro Denílson, contratado pelo Arsenal junto ao São Paulo no último ano, sofre forte assédio de Bayern de Munique, Real Madrid e Barcelona. O jovem meio-campista se destacou nas partidas da Carling Cup, onde basicamente apenas reservas atuaram e tem figurado constantemente como titular da equipe principal nos últimos jogos.

E a obsessão do Barcelona por holandeses não acaba jamais. De acordo com o “The Sun”, o clube da Catalunha estaria disposto a desembolsar 16 milhões de libras para contar com o ótimo lateral/ponta Arjen Robben, do Chelsea, na temporada 2007/2008.

Nenhum comentário: