terça-feira, 20 de março de 2007

Brasil x Argentina












Meio que despercebidamente a Argentina assumiu a liderança do controverso ranking da FIFA na semana passada, mas mesmo por lá não deram muito crédito para isso. Os olhos dos argentinos estão mesmo focados em um jogador que poderia finalmente conduzir a seleção à conquista da 3ª copa. Após promessas como Riquelme, Aimar, Saviola e D’alessandro não vingarem conforme o esperado, eles agora se entusiasmam com Lionel Messi.

O jovem do Barcelona de 19 anos, voltou de uma longa contusão a todo vapor, marcando 3 no empate com o Real Madrid e o mais belo gol da vitória por 4x0 sobre o Huelva no último sábado. O “Olé” versão online menciona hoje reportagem do “El Periódico”, da Catalunha, segundo a qual o jogador é tido como “intocável” pelo Barça, equipe que deverá passar por uma drástica reformulação ao final da temporada. Para reforçar a tese, o jogador tem contrato com o clube até 2014 e a multa estipulada para a rescisão é de 150 milhões de euros.

O equivalente de Messi no Real Madrid, o brasileiro Robinho, tem levado certa desvantagem nas comparações, mas pelo jeito não quer ficar atrás. Tratou de se destacar mais que o argentino na última rodada da liga. Ele entrou em campo apenas no segundo tempo quando o placar era ainda de 0x0 e conduziu o Real Madrid à vitória. Marcou o 1x0 e participou diretamente do lance que decretou o 2x0. Protagonizou, ainda, belos lances ofensivos e tirou o Real Madrid do estágio de letargia em que esteve durante todo o primeiro tempo sem ele. Foi apenas o segundo gol de Robinho nessa temporada da liga. Os jornais de Madri, como “Marca” e “As”, não deixaram de apontá-lo como o maior responsável pelo triunfo sobre o Nástic, que mantém o time ainda com aspirações de ser campeão (está 5 pontos atrás de Barça e Sevilha). Na Itália também repercutiu bem a atuação do jogador e o “Gazzetta dello Sport” tratou de destacar na primeira página de seu site a atuação do ex-atacante do Santos.

Robinho tem 22 anos e Messi apenas 19. Desde que o ex-santista chegou na Espanha, as comparações entre eles não param. Uma pesquisa com usuários do site “Marca”, no ano passado, apontou ligeira vantagem ao argentino também. Mas a verdade é que um está no Real Madrid e o outro no Barcelona e os dois gigantes da Espanha tem enfrentado situações bem distintas nos últimos anos. Enquanto o Barça é o atual bi-campeão espanhol e campeão europeu, o Real não ganha nada já há algumas temporadas e são poucos os jogadores da equipe que se sobressairam nesse período. É totalmente compreensível que Robinho, um jovem recém chegado do Brasil a um time repleto de tradições, estrelas e cobranças, não obtenha sucesso logo de cara. Vale dizer que Messi chegou ao Barcelona quando tinha apenas 14 anos e tem encontrado um ambiente muito mais tranqüilo e um time mais preparado para mostrar seu futebol.

Por fim, outra semelhança entre ambos diz respeito aos clubes que sonham em contar com o futebol deles: os rivais de Milão. A imprensa européia (principalmente a da Itália) tem divulgado com freqüência que a Inter quer Messi a qualquer custo e estaria disposta a pagar até mesmo o alto valor rescisório. Já o rival Milan planeja contar com Robinho em seu elenco também em breve.


Nenhum comentário: